Pages

24 de set. de 2012

Enfaixamento

E aí?! Vamos começar?
Quero iniciar o blog no embalo para a próxima prova de Ortopedia, logo agora dia 27/09... Galera do 5º período sabe bem do que eu tô falando, né? 
Então olha só...
Na prova do concurso do INCA - Hospital Nacional do Câncer, de 1995 (faz tempo, mas aposto que ainda cai!) diz assim:

"Na técnica de enfaixamento do coto de amputação:

a) A pressão máxima deve ser na extremidade distal e deve diminuir em direção à extremidade proximal do coto de amputação

b) A pressão deve ser igual na extremidade distal e proximal do coto de amputação


c)  As voltas da atadura devem ser na posição horizontal


d) As voltas da atadura devem ser na posição vertical


e) Devem ser realizadas manobras de massoterapia antes do enfaixamento do coto.


E aí? Qual está correta?
Vai ler de novo? Tá muito fácil?! Mas não vamos olhar o gabarito sem pensar um pouco, né...

Apesar de a questão generalizar a região do coto em foco, de acordo com nosso nobre Professor Cícero Luiz Andrade deve-se evitar torniquetes e prender a extremidade da faixa, além de realizar o enfaixamento em "8". 

O ideal é adaptar o enfaixamento de acordo com as necessidades do paciente, como em quem tem a coxa mais grossa ou edemaciada e uma amputação transfemoral, por exemplo, fixar melhor a faixa para que não solte facilmente, sempre tomando o cuidado de não isquemiar a área.

Então olha só.. a letra A está coerente, levando em consideração que, com maior pressão no sentido distal para proximal, não faremos torniquetes. 
A letra B diz que as pressões devem ser iguais em porções proximais e distais, mas se isso ocorrer, deve ficar ainda muito apertado esse coto, comprometendo a circulação.
Se for como está dizendo a letra C, com as voltas das ataduras na horizontal, acontecerá o mesmo efeito descrito na letra B, igualando as pressões. Além disso, a faixa não terá uma boa fixação, se desprendendo facilmente.
E a letra D não faz sentido algum.. *-* Acho até difícil imaginar a faixa sendo presa na vertical! hehehe. E a letra E fala sobre massoterapia, que, ainda segundo Cícero, é uma boa técnica para liberar aderências, mas não está diretamente ligada ao ato de enfaixar. Massoterapia é bom para o membro residual mas não necessariamente DEVEM ser realizadas antes do enfaixamento.. fugiu um pouco do foco.

É isso, pessoal. Pra gente não esquecer mais... Segundo o livro "QUIMO nos Concursos", 2ª edição, quem marcou a letra A acertou. Resposta:
"Letra A. Os enfaixamentos devem ser realizados em "8" de distal para proximal com mais pressão distal".

Até a próxima! =)


0 comentários:

Postar um comentário