Provinha de Ortopedia amanhã, a última do 5º período, todo mundo estudando aí?
Então segura, essa!!!
Prova de concurso da Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro/RJ de 2004 diz assim:
" O TESTE DE OBER está indicado para avaliar a retração dos seguintes músculos:
a) tensor da fáscia lata e ileotibiais
b) quadríceps e gastrocnêmio
c) quadríceps e sartório
d) pectíneo e grácil."
É uma questão bem objetiva, não tem muito o que pensar. Se tratando de nomes de teste, quem sabe, sabe. E nem tem como fazer alguma associação neste caso. O que tem a ver o nome "Ober" com "tensor da fáscia ".? Hehehe...
Enfim, quem arriscou a letra "A" acertooouu.. o teste de Ober testa tensor da fáscia lata e banda ileotibial.
Então, vamos com calma. É um teste feito com o paciente em DL contra lateral ao membro a ser testado,corpo alinhado, membro de apoio em extensão. O membro a ser testado fica em flexão de 90°, o Fisioterapeuta estabiliza a pelve com uma mão na EIAS, enquanto a outra mão sustenta a perna a ser testada. Em seguida, solta a perna e observa: se a cair pender de forma contínua, sem bloqueio, o teste é negativa. Se a perna cair de forma bloqueada, em um movimento composto, é um indicativo de contratura da banda ileotibial e do tensor da fáscia lata.
"QUIMO nos Concursos Fisioterapia" diz:
"De acordo com Evans (2003), o sinal de Ober positivo está presente muitas vezes, do mesmo modo que fraqueza dos adutores do quadril quando testados em uma posição contra a gravidade. O trato iliotibial é uma porção espessada do tensor da fáscia lata ao longo da sua face lateral. O tensor da fáscia lata origina-se do cóccix, do sacro, da crista ilíaca, do ligamento de Poupart e do ramo púbico. Entre as duas camadas, o trato envolve o glúteo máximo e o tensor da fáscia lata, dando fixação ao ultimo músculo à maior parte do primeiro. As fibras das fáscias convergem para formar o trato iliotibial ao longo do lado lateral da coxa. O trato iliotibial é contínuo medialmente com septo intermuscular lateral, o qual se fixa na linha áspera. O comprimento dos músculos fixados é responsável pela tensão aumentada."
Só pra complementar o assunto, existem ainda:
TESTE DE THOMAS: Avalia encurtamento dos músculos flexores de quadril
TESTE DE ELY: Avalia contratura do músculo reto femoral
TESTE PATRICK-FABERE: Analisa processo inflamatório da articulação sacroilíaca
SINAL DE TRENDELENBURG: Avalia fraqueza de glúteo médio, glúteo mínimo e TFL
SINAL DE TRIPOD: Avalia encurtamento da região posterior do quadril.
Boa prova à todos!! ;)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário